quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A importância da leitura e escrita como práticas sociais na formação do cidadão


O ensino passa hoje por transformações significativas e nesta sociedade contemporânea, onde os avanços tecnológicos fazem com que não haja limites para a busca pelo conhecimento, cursos como o que estamos finalizando contribui para uma formação mais ampla do sujeito, pois possibilita ao professor refletir sobre suas práticas pedagógicas.
            Partindo dessas observações, é possível dizer que o processo de formação do professor deve ser contínuo e sua postura precisa ser revista exaustivamente, uma vez que a proposta agora não é somente levar ao aluno o sistema de regras gramaticais ou o ensino de recortes comunicativos – em se tratando de minha disciplina Língua Portuguesa, mas também de promover novas práticas na qual permitam ao estudante o conhecimento de diferentes formas de interpretação do mundo.
Conforme o estudo compreendido aqui, podemos que afirmar com o desenvolvimento científico e tecnológico, no qual são fatores marcantes da sociedade atual, nota-se que a leitura e escrita cada vez mais tem se tornado elementos indispensáveis para a inserção social do indivíduo e consequentemente para a formação da cidadania, pois por meio dessas competências ele terá acesso a uma enorme gama de informações e novos conhecimentos que serão de fundamental importância para a sua interação de uma maneira mais consciente na sociedade.
     Com base na visão apresentada pelo curso levando em consideração o contexto digital, a leitura e a produção de textos são práticas sociais que devem ser promovidas pela escola, porém exercida pelo aluno além da vida escolar. Faz-se necessário ressaltar a importância em se priorizar leitura e escrita como fontes de informação e disseminação da cultura, reconhecendo, portanto o papel do professor nessas questões como mola propulsora na formação e articulação dessas competências.
Por essa razão, o contato que o educador tenha com o que seja digital através de cursos como o ministrado poderá ser utilizado como meios facilitadores da aprendizagem do aluno.

Prof Rosângela Faria.  

2 comentários:

  1. Gostei muito deste texto da professora Rosângela, ele traduz um pouco do que estamos aprendendo no curso Melhor Gestão, Melhor Ensino.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto da Prof Rosângela tem mesmo tudo haver com o nosso curso e o importante é que com o curso vamos melhorar muito o desempenho dos nossos alunos.

    ResponderExcluir